quinta-feira, 7 de julho de 2011

A evolução da taxa PTAX.

Para aqueles que não conhecem a sigla Ptax, uma breve explicação faz-se necessária. Ptax é uma taxa de câmbio calculada e divulgada todos os dias pelo Banco Central do Brasil.  Esta taxa serve de referência em contratos, despesas, impostos e demais valores que tem como base o Dólar Americano.

Até o dia 30.06.2011, consistia na taxa média de todos os negócios com dólares realizados naquela data no mercado interbancário de câmbio com liquidação em D+2 ,ou seja, dia útil mais dois dias úteis. A Ptax era uma média ponderada pelo volume financeiro de todas as operações à vista registradas pelo Banco Central e sua divulgação era efetuada ao final do dia.

A partir do dia 1º de julho de 2011, a Ptax esta sendo calculada com base na média aritmética de taxas fornecidas em determinados intervalos pelos dealers de câmbio (bancos por meio dos quais o BC atua no mercado de câmbio). Para obter esta média o BACEN fará a consulta de forma automática em quatro intervalos no dia (das 10:00hs às 10:10hs, das 11:00hs às 11:10hs, das 12:00hs às 12:10hs e das 13:00hs às 13:10hs), as duas maiores e as duas menores taxas obtidas de cada consulta serão desconsideradas.
A divulgação da Ptax do dia será efetivada logo após a última consulta e não mais ao final do dia como ocorria anteriormente.
Até o dia 30 de setembro deste ano, a taxa Ptax continuará a ser calculada com a apresentação de uma diferença fixa de 0,0008 real por dólar entre as suas duas taxas (compra e venda).
Todas estas mudanças foram apresentadas pela circular 3506 do BACEN datada de 23/09/2010 com alterações pela circular 3537 de 25/05/2011.
Com essa nova metodologia se pretende uma formação da Ptax mais transparente e menos passível de manipulações por parte dos agentes. A sua eficiência será vista na passagem de julho para agosto, visto que é no final do mês que a batalha pela formação da Ptax (do mês) se concretiza.
A nova diretriz de horário de apuração da taxa Ptax, a partir do último dia 1º, tem a função de  neutralizar os movimentos de giro no interbancário.
As críticas pela adoção desta nova diretriz é que poderá gerar uma concentração de operações no período matutino e também a perda da representatividade desta taxa. Isso se deve ao fato de que devido ao fuso horários muitos estrangeiros só começam a operar após as 13 horas, momento final da formação da Ptax.



Nenhum comentário:

Postar um comentário