segunda-feira, 11 de julho de 2011

Medida Macroprudencial – Circular BACEN 3548 de 08/07/2011

O BACEN atuando novamente através de uma nova circular lança mão de mais uma tentativa de segurar a queda do dólar, hoje a menor taxa em vários anos.
Ao tomar medida para baixar a posição vendida dos bancos no câmbio, espera evitar assim alguns exageros.
A posição dos bancos no mercado de câmbio vendida revela que houve mais fechamentos de câmbio para venda, ou seja, mais pessoas comprando moeda estrangeira para pagar compromissos no exterior como importações, serviços, transferências para o exterior ou para o turismo.

O dólar baixo prejudica principalmente as empresas brasileiras, pois a possibilidade de importação de um produto mais barato gera uma perda de competitividade aos produtos brasileiros. Também os exportadores, quando entram no mercado para vender moeda estrangeira oriunda de suas negociações são sobremaneira penalizados com o recebimento do contra valor em Reais menores do que suas projeções iniciais.

Alguns analistas avaliam que essa forte posição vendida das instituições financeiras no mercado de câmbio é um dos fatores principais para a baixa do dólar e também demonstra a aposta que todas estas entidades estão fazendo na queda da cotação.

Antes da Circular 3548 os bancos deveriam recolher, sobre a forma de empréstimo compulsório, somente quando sua posição excedia USD 3 bilhões. A Circular 3548 determina que os bancos têm de recolher 60% de compulsório sobre a posição vendida que exceder US$ 1 bilhão, ou o patrimônio de referência, o que for menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário